Aqui você encontra informações sobre a distribuição da população autodeclarada indígena no território brasileiro, com base nos resultados censitários.


A página foi criada em 19 de abril de 2012 em comemoração ao “Dia do Índio” e, também, seguindo a linha dos demais institutos internacionais de estatísticas que destacam esse segmento populacional em função da sua importância na formação dos seus respectivos povos.

As primeiras informações foram com base na categoria indígena do quesito cor ou raça investigada nos censos de 1991, 2000 e 2010, desagregando pelas Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.

O Censo Demográfico 2010 aprimorou a pesquisa da população indígena investigando o pertencimento étnico e as línguas indígenas faladas, além de identificar a população residente nas Terras Indígenas e fora delas. Nesse censo, foi aplicada uma nova metodologia para captação da população indígena dentro das Terras Indígenas, isto é, para aquelas pessoas que não se declararam indígenas no quesito cor ou raça, foi introduzido o quesito “Você se considera indígena?”, de acordo com seus costumes, tradições, cultura, antepassados, etc. Nas tabelas de etnia e língua falada, como também, na localização geográfica – Terras Indígenas, o quantitativo leva em consideração essa nova metodologia, logo não existe comparabilidade com os censos anteriores.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística